Na química silicato é um composto de silício e oxigênio, um ou mais metais e possivelmente hidrogênio e ao todo a composição química pode ser dividida em 6 partes sendo elas: Nesossilicato, Sorossilicato, Ciclossilicato, Inossilicato, Filossilicato e Tectossilicato. Os silicatos mais comuns de encontrar são: quartzo, feldspatos, micas e piroxênios.

Já o magnésio é um mineral presente em todas as plantas, e é tão essencial para nós seres humanos como é para as plantas. Ele é o responsável por capturar a luz solar e nutrir as plantas com a vitamina fornecida pelo sol, esse processo é chamado de fotossíntese.

O magnésio pode surgir em diferentes formas, associado a moléculas orgânicas ou inorgânicas. A partir disso surgem várias classificações de tipos de magnésio, sendo: Cloreto de magnésio, Citrato de magnésio, Aspartato de magnésio, Carbonato de magnésio, Sulfato de magnésio, Óxido de magnésio, Gluconato de magnésio e Hidróxido de magnésio e também o silicato de magnésio.

O que é Silicato de Magnésio?

O Silicato de magnésio é um mineral de forma inorgânica, extraído de jazidas minerais. O pó branco levemente acinzentado também pode ser chamado de talco, como é sua forma mais conhecida. Além disso, o mineral é próprio para o uso dermatológico, sendo o agente responsável pelo ligamento dos componentes e estabilizante para cremes dentais, cremes corporais, géis ou outros. Entre as principais características do aditivo mineral se destacam, sua composição adsorvente de umidade e materiais e sua estrutura antiaderente.

O silicato de magnésio possui uma fórmula que é dada ao desgaste de diversos minerais da família Feldspatos, que são considerados os minerais de formação rochosa mais importantes da crosta terrestre.

Para que serve Silicato de magnésio?

O silicato de magnésio pode ser aplicado de diversas formas, sendo em borrachas e materiais elásticas e impermeáveis, produtos de beleza, sabões e detergentes, plásticos, tintas e outros. Além dessas veja abaixo algumas das aplicações do silicato de magnésio.

Uso em alimentos

Nesse caso o silicato de magnésio entra como um composto coadjuvante, uma espécie de agente auxiliador, levando mais brilho e proteção para o alimento. Assim, ele trabalha como um hidrófobo, ou seja, ele repele a água e evita que o produto sofra mais desgaste, aumentando o tempo de vida daquele alimento.

Além disso o mineral pode ser usado como um antiaderente, evitando que o alimento fique grudado em uma forma, por exemplo. Nesse caso seu trabalho é “untar” o recipiente e garantir que o produto despejado ali não fique grudado.

Mas é importante ressaltar que dependendo dos materiais que forem usados, é necessário que os mesmos passem por um processo de descontaminação bacteriológico e microbiológico.

Aplicações em plástico

Nesse caso o silicato de magnésio é muito usado nas resinas termoplásticas trazendo um reforço adicional e mais dureza para o material. Também é usado na fabricação dos masterbatches, aqueles pequenos compostos plásticos usados para a composição de materiais mais fortes. Já nesse segundo formato, o silicato age como um dispersor dos pigmentos coloridos, facilitando a pigmentação das resinas virgens.

Silicato de Magnésio

Uso dermatológico

O silicato de magnésio trabalha como um agente aglutinante e estabilizante, trabalhando então para melhorar a composição das emulsões, cremes corporais, cremes dentais e géis. Da mesma forma que a aplicação em alimentos, quando seu uso for dermatológico, os materiais envolvidos no processo devem também passar pelo processo de descontaminação bacteriológico e microbiológico.

Aplicação em tintas

Não só o Silicato de magnésio, mas como os aditivos minerais em geral, são aditivos que dão mais força às tintas. Sua característica lamelar entrega um acabamento mais uniforme e resistente a lavabilidade. O acabamento superficial e a resistência a água agem na tinta como hidrófobo. O silicato de magnésio pode ser usado em impermeabilizante, tintas de baixa visibilidade, tintas a óleo e látex.

Aplicação em borracha

Como muitas outras substâncias elásticas e impermeáveis, a borracha é usada em vários setores, como por exemplo o meio automobilístico, ou setores de engenharia, indústria petroquímica, calçados, eletroeletrônicos, e outras infinitas possibilidades. E nesses casos é necessário um aditivo mineral como o silicato de magnésio, para a melhoria das propriedades físicas da borracha, oferecendo um produto mais eficaz, acessível e menos prejudicial à natureza e ao homem.

A aplicação desses aditivos, como o silicato de magnésio, é uma descoberta recente, mas o setor viu grande potencial quando descobriu que esses minerais apresentam mais estabilidade dimensional satisfatória. Além das soluções apresentadas acima o silicato de magnésio pode ser aplicado como anti-empedrante para a indústria de fertilizantes, adsorvente para o segmento pecuário e como carga aditiva para vários setores. Em sua maioria, o silicato de magnésio não faz mal.

Fornecedor de Silicato de magnésio

Desde 1947 a Brasilminas busca atender às necessidades de seus clientes com qualidade e inovação de seus produtos e serviços. Através destes anos aperfeiçoou-se em aplicações de minerais não ferrosos para os principais setores industriais.

Pensando nisso trabalhamos para oferecer os melhores produtos e serviços para nossos clientes. Entre em contato conosco e descubra qual o melhor produto para a sua empresa.