O processo de recuperação de solo é fundamental para garantir uma colheita generosa. É a fertilidade da área a ser cultivada que determina o bom aproveitamento das sementes usadas nos mais diversos tipos de lavoura. Vamos explicar de forma simples a importância dessa renovação e alguns dos principais minerais usados neste processo.
Por que recuperar o solo é tão importante?
Quando pensamos na renovação de áreas degradadas é preciso entender que este processo é essencial na natureza. É por meio dessa recuperação de solo que a terra volta a ter plena fertilidade e rica atividade biológica.
Ao longo do tempo, a terra vai passando por inúmeras situações que vão reduzindo a capacidade produtiva. Algumas delas são:
- Períodos prolongados sem chuva;
- Perda de minerais essenciais e demais nutrientes;
- Queimadas frequentes;
- Desmatamento;
- Uso intensivo do solo;
- Erosão;
- Perda de carbono orgânico.
O processo de preparo do solo é fundamental para evitar perdas e reduzir custos relacionados ao desperdício de tempo e recursos em todas as etapas do cultivo.
Como fazer a recuperação de solo e aumentar a fertilidade?
A ausência de minerais essenciais para a fertilidade do solo é um dos principais fatores que prejudicam a produção agrícola.
Por mais que o tipo de solo, clima e outros fatores sejam favoráveis, quando a terra é pobre em nutrientes, a colheita fica gravemente comprometida, tanto em quantidade quanto na qualidade dos alimentos.
Um dos itens básicos para recuperar o solo e torná-lo mais fértil é usar aditivos minerais que naturalmente aumentam a quantidade de nutrientes essenciais para a plantação.
Esse preparo da área a ser cultivada favorece todas as etapas da produção agrícola, desde a semeadura até o final da colheita.
Um solo bem preparado é um dos fatores mais determinantes para:
- O crescimento e desenvolvimento das sementes;
- Prevenção quanto ao surgimento e proliferação de pragas;
- O fortalecimento das plantas diante de instabilidades climáticas.
O uso de aditivos minerais proporciona uma fertilização natural e sustentável (sem agressões), contribuindo também para o cuidado com o meio ambiente.
5 minerais usados para fazer a recuperação de solo
São diversos os minerais usados na renovação do solo. Ao tornarem a terra mais fértil, rica em substâncias nutritivas e protetoras, eles automaticamente atuam na qualidade da plantação.
1 – Calcário para a recuperação de solo
Trata-se de um dos minerais mais usados na atividade agrícola. Além de equilibrar a acidez do solo, o calcário fornece macronutrientes essenciais para aumentar a fertilidade: cálcio e magnésio.
Ao usar o calcário também é possível elevar a disponibilidade de outros elementos essenciais para o bom desenvolvimento da plantação:
- Fósforo;
- Nitrogênio;
- Potássio;
- Enxofre;
- Molibdênio.
Essa combinação de fatores é excelente para melhorar a estrutura do solo, estimular a absorção de nutrientes pelas plantas e evitar pragas.
2 – Carbonato de cálcio precipitado
A função central do carbonato de cálcio precipitado é reduzir a acidez do solo. Essa correção no nível de acidez é primordial para aumentar a produtividade e manter as melhores condições da área cultivada no decorrer do tempo.
3 – Óxido de magnésio
O magnésio é um dos nutrientes mais importantes para a adequada fotossíntese das plantas. Ele atua em diferentes processos biológicos que favorecem o crescimento e bom desenvolvimento das sementes durante o período de cultivo.
4 – Óxido de cálcio
O cálcio é um dos minerais mais usados para diminuir a acidez do solo. Dessa forma, o óxido de cálcio oferece essa funcionalidade, contribuindo para gerar ainda mais benefícios ao processo de recuperação da área que será cultivada. Além de equilibrar a acidez, esse óxido intensifica o aproveitamento de água e nutrientes pela planta.
5 – Óxido de zinco
Na agricultura, a principal função do zinco é promover o bom desenvolvimento das plantas em todas as fases do cultivo. Por este motivo, ele é um dos micronutrientes mais utilizados nas lavouras de soja e milho.
Quais os diferenciais da Brasilminas?
Não basta conhecer bem as características do solo e usar aditivos minerais capazes de torná-lo mais fértil. É necessário que os minerais sejam de alta qualidade e disponibilizados de acordo com necessidades específicas para fazer a recuperação de solo completa.
Presente no mercado há mais de 70 anos, a Brasilminas conta com ampla experiência no setor de agronegócio, contribuindo para aumentar a produtividade em lavouras de todo Brasil. A constante inovação e aperfeiçoamento dos produtos também são nossas marcas registradas.
Assim como o agronegócio evolui rapidamente, é preciso oferecer a qualidade e expertise necessárias para garantir o sucesso das colheitas. Entre em contato conosco e saiba detalhes sobre os benefícios de cada mineral necessário para recuperar o solo e torná-lo altamente produtivo.
Deixe seu comentário