Fertilizantes minerais – como eles aumentam a produtividade agrícola?
Fertilizantes minerais são indispensáveis para uma colheita generosa. É por meio deles que o solo adquire os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento da lavoura.
Quais as características dos fertilizantes minerais?
Os chamados fertilizantes minerais possuem compostos inorgânicos e são livres de carbono. Portanto, uma das características básicas é que eles não geram danos ao meio ambiente.
Composto por macro e micronutrientes, cada tipo de fertilizante oferece elementos primordiais de acordo com a necessidade de cada solo. O equilíbrio desses nutrientes é o que determina a produtividade agrícola e boas condições do solo ao longo do tempo.
Por que os fertilizantes minerais são tão importantes?
Fundamentais para garantir a qualidade do solo, os fertilizantes minerais proporcionam diversos resultados. O conjunto deles é o que torna a lavoura produtiva. Vejamos.
Alto fornecimento de nutrientes
Após uma sequência de colheitas é normal que o solo apresente deficiência de macro e micronutrientes. Sem eles, as plantas ficam fracas e muito suscetíveis a diversos problemas. Ao final do cultivo, a consequência é uma colheita de baixíssimo rendimento.
Os fertilizantes minerais atuam na compensação dos elementos perdidos nos cultivos anteriores, fazendo que o solo readquira o potencial produtivo.
Melhora das condições físicas e químicas do solo
A fertilidade do solo depende das condições físicas e químicas que ele apresenta. Tais condições são determinadas pelo equilíbrio dos nutrientes.
Ao repor elementos essenciais para a qualidade do solo, os fertilizantes minerais agem diretamente nas propriedades físicas e químicas, tornando-o naturalmente mais produtivo. Crescimento e desenvolvimento das plantas
Os fertilizantes de origem mineral proporcionam ao solo todas as condições necessárias para o desempenho da plantação. Em cada etapa do cultivo, desde a germinação da semente até a colheita, cada nutriente atua no crescimento e desenvolvimento das plantas.
O conjunto de macro e micronutrientes contido nos fertilizantes minerais atua em diversos processos orgânicos das plantas. Alguns deles são: síntese de proteínas, fotossíntese e crescimento radicular.
Maior produção de sementes
O resultado da colheita está ligado à qualidade na produção das sementes. Isso é bem evidente em lavouras de milho e soja, por exemplo, nas quais a quantidade e qualidade dos grãos determina a produtividade. É por meio do fertilizante mineral que as plantas recebem do solo uma quantidade adequada dos nutrientes que favorecem a fertilidade das plantas.
Os fertilizantes minerais são indispensáveis para uma colheita generosa. | Shutterstock.
Melhor tolerância aos períodos de seca
Em um país com tantas variações climáticas como o Brasil, diversas regiões estão sujeitas a períodos prolongados de falta de chuva. Para que essas condições não interfiram na produção, é preciso que o solo e as plantas estejam fortalecidos.
Os nutrientes gerados pelos fertilizantes minerais ajudam o solo e as plantas a suportarem períodos de estiagem. Essa resistência em situações climáticas adversas evita prejuízos na etapa da colheita e protege o solo.
Resistência às pragas e doenças
Outro tipo de proteção que os fertilizantes minerais oferecem para a lavoura é com relação às pragas e doenças. Quando os vegetais recebem nutrientes em quantidade adequada, eles naturalmente ficam mais resistentes a estes problemas. Uma vantagem extra é que essa proteção ocorre de forma natural, sem provocar danos que prejudicam o solo ao longo do tempo.
Como escolher os melhores fertilizantes minerais?
Depois de ver os benefícios que um fertilizante mineral proporciona é preciso saber como escolher as melhores opções. Essa definição depende de alguns fatores.
Características e condições do solo
Ao escolher qual tipo de fertilizante usar é preciso ter claro quais as características do solo. É com base nessas informações que é possível definir os processos mais indicados em cada situação.
Também é importante analisar as condições do solo quanto a disponibilidade de macro e micronutrientes. Identificar quais nutrientes estão escassos e quais estão em quantidades exageradas é primordial. Tipo de plantação
Cada tipo de planta necessita de condições específicas quanto ao cultivo. Ao escolher qual fertilizante utilizar é importante considerar todos os detalhes para que o desenvolvimento da lavoura ocorra da forma esperada.
Conheça nossos aditivos minerais usados na elaboração de fertilizantes
Além de saber quais são os resultados oferecidos, é preciso contar com aditivos minerais que apresentem alto desempenho na formulação dos fertilizantes agrícolas. Tais aditivos garantem fertilidade ao solo e excelente desenvolvimento para as plantas.
Há mais de 70 anos oferecendo produtos que aumentam a produtividade em plantações de todo Brasil, a Brasilminas tem experiência consolidada no setor agrícola.
Pelo fato de o agronegócio se transformar com rapidez, é necessário inovar constantemente para oferecer o que existe de melhor aos produtores. Essa é nossa missão.
Entre em contato conosco e saiba como os aditivos minerais aumentam o potencial produtivo em todas as etapas do cultivo.
Comments