A sustentabilidade na indústria química é um dos grandes desafios para este século. As empresas atuantes neste setor desempenham um papel essencial na economia brasileira e mundial. Afinal, é por meio dessas indústrias que as matérias-primas são transformadas nos mais diversos tipos de produtos. Cada um deles está presente no nosso dia a dia e possibilitam a prestação de diferentes serviços.
Entretanto, a indústria química é considerada uma das maiores responsáveis pelo comprometimento dos recursos naturais. Para reverter essa situação, é preciso que as empresas deste setor se reinventem constantemente. A grande chave está na inovação combinada a um forte compromisso com o meio ambiente.
Pilares da sustentabilidade na indústria
Quando falamos sobre sustentabilidade na indústria química, precisa ficar claro que investir nessa área não é prejuízo, mas sim, valorização. As empresas que mais se engajarem em ações sustentáveis ocuparão as melhores posições no mercado e serão mais respeitadas e admiradas pela sociedade.
Vamos falar sobre os quatro pilares relacionados ao desenvolvimento de estratégias que combinam desenvolvimento com sustentabilidade.
Estratégias de gestão
Para atender aos desafios próprios do nosso tempo é preciso modernizar a forma de gerenciar as indústrias no dia a dia. É por meio da adoção de estratégias em diferentes setores da empresa que é possível desenvolver ações inovadoras e sustentáveis.
Como exemplo, citamos as políticas aplicadas quanto à obtenção de matéria-prima e escolha de fornecedores. É preciso que as indústrias estejam atentas à proveniência de todos os itens utilizados no processo produtivo. Esta etapa é essencial para garantir a qualidade dos produtos e redução de danos ambientais.
Outro exemplo consiste nas políticas de conscientização dos colaboradores quanto ao uso adequado dos recursos. Ao valorizar a sustentabilidade, é essencial que a liderança da empresa ofereça treinamentos e cursos que fortaleçam este compromisso por parte das equipes.
Criação e aprimoramento de produtos
A indústria química é um dos setores que mais necessitam priorizar a questão ambiental. Um dos motivos é que determinados produtos apresentam riscos poluentes que precisam ser reduzidos.
Portanto, o grande desafio das empresas atuantes nesta área é garantir a eficácia dos produtos e, ao mesmo tempo, evitar que eles provoquem danos excessivos ao meio ambiente. Ou seja, é preciso investir no desenvolvimento de produtos inovadores que, além de proporcionarem melhores resultados, favoreçam a preservação dos recursos naturais.
Um exemplo de aprimoramento do produto está nas empresas fabricantes de tintas. Uma das mudanças mais importantes realizadas por essas indústrias foi remover o chumbo da composição das tintas. Inclusive, este é um dos setores que mais tem investido no desenvolvimento de produtos sustentáveis.
Melhoria de processos
O aprimoramento de processos é outro dos pilares para a sustentabilidade na indústria química. Ações simples são capazes de gerar grande economia de recursos naturais e também favorecem a redução dos custos operacionais. Por meio da tecnologia e adoção de novos modelos de processos é possível obter resultados excelentes. Estes são alguns exemplos de melhoria nos processos que contribuem para a sustentabilidade:
Reduzir e reutilizar a água;
Diminuir o consumo de energia elétrica;
Adotar fontes de energia limpa (ex: energia solar);
Reduzir os resíduos e efluentes do processo produtivo;
Diminuir a taxa de emissão de gases poluentes.
Desenvolvimento de projetos e a sustentabilidade na indústria
Além de atuar na gestão, aprimoramento dos produtos e melhoria dos processos, as indústrias químicas necessitam investir em projetos. Eles fazem parte das políticas ambientais necessárias que tem por objetivo gerar benefícios para a comunidade em geral. Estes são exemplos de projetos:
Promover práticas de sustentabilidade em escolas, incentivando a adoção de hábitos que preservam o meio ambiente;
Contribuir para o reflorestamento de áreas prejudicadas ou promover o plantio de árvores em determinados pontos da região/cidade na qual a empresa atua;
Oferecer apoio ao cultivo de hortas em escolas, espaços comunitários e demais locais permitidos;
Desenvolver um amplo programa de coleta seletiva nas dependências da empresa.
O que é Química Verde?
Para entender ainda mais a importância da sustentabilidade na indústria química, vale considerar um novo conceito. Ele está ganhando cada vez mais evidência no Brasil e no mundo, sendo uma das abordagens mais importantes para as próximas décadas. Estamos falando da Química Verde.
Trata-se de uma ciência voltada para o desenvolvimento sustentável. Este campo de estudo surgiu na Universidade de Yale, Estados Unidos. O objetivo é desenvolver ações científicas e/ou processos industriais ecologicamente corretos. Estes são alguns dos princípios da Química Verde:
É melhor evitar o desperdício do que limpar ou tratar o lixo depois de formado;
A matéria-prima deve ser renovável e economicamente viável;
Os produtos químicos devem ser concebidos para preservar a eficácia da função, diminuindo simultaneamente a toxicidade;
As substâncias e a forma como elas são utilizadas em um processo químico devem ser escolhidas de modo a minimizar o potencial de acidentes químicos, incluindo incêndios, explosões e libertações;
Os requisitos energéticos devem ser reconhecidos por seus impactos ambientais e econômicos e devem ser minimizados. Os métodos sintéticos devem ser conduzidos à temperatura e pressão ambiente;
Os produtos químicos devem ser concebidos de modo que, ao final de sua função, não persistam no ambiente e se decomponham em produtos de degradação inócuos.
O compromisso da Brasilminas com a sustentabilidade na indústria
Presente no mercado desde 1947, a missão da Brasilminas é oferecer alta qualidade aos nossos clientes. Por meio de um constante processo de inovação, disponibilizamos produtos e serviços que contribuem para as melhores práticas na indústria química.
Entre em contato com nossa equipe e veja todas as soluções que oferecemos para que sua empresa ganhe em eficácia e sustentabilidade.
Comments