O uso de aditivos minerais no segmento de tintas ganha espaço e traz ainda mais qualidade ao produto
Qualidade. Mais que uma palavra-chave em qualquer setor, uma procura constante de garantia em produtos e serviço. No segmento de tintas não poderia ser diferente. Para isso, produtos, fornecedores e, obviamente, o usuário final tem um aliado que geralmente passa (e tem de passar desapercebido: o aditivo mineral). Os mais diversos tipos de tintas, seja para uso industrial, imobiliário, automotivo, etc., ou mesmo de composição (látex, óleo, acrílico, epóxi, entre outros) recebe aditivos minerais para melhorar suas propriedades.
De acordo com o dicionário, tinta é a “substância composta por um corante e um aglutinante, que é usada para pintar”. O Wikipédia vai um pouco mais além, é ” nome normalmente dado a uma família de produtos (líquidos, viscosos ou sólidos em pó) que, após aplicação sob a forma de uma fina camada, a um substrato se converte num filme sólido opaco. As tintas são usadas para proteger e dar cor a objetos ou superfícies”.
Claro, em sua fabricação, encontram-se os aditivos/cargas minerais. São eles que melhoram as propriedades do produto, bem como sua aparência final. Indo além, na aplicação, conferindo melhor estabilidade nos pigmentos, cobertura, resistência às intempéries, entre outras coisas.
Antes, uma explicação. No começo esses insumos eram chamados de cargas minerais, em razão de seu uso mais restrito para o enchimento de poros e, principalmente, na redução de custos na fabricação. Com o tempo, passaram a substituir outros produtos mais nobres (e químicos) e começaram a ser chamados de aditivos minerais (o nome mais comumente conhecido).
Esse elemento, o aditivo mineral, vindo da natureza, ou seja, “sem contraindicação”, é que proporciona alta performance e redução de custos nas formulações de tintas e revestimentos. Esse tipo de produto está em constante evolução e sua presença é cada vez maior na produção de tintas, não só em enchimentos (como é chamada a capacidade que as tintas têm para encher poros).
Hoje, em razão da grande variedade de itens e funções, as cargas mineiras (aditivos minerais) fazem tão parte dos portfólios das empresas produtoras, que exercem forte presença no produto final. Ou seja, dão a qualidade que se espera do produto.
Os aditivos ou cargas minerais são fortes aliados na qualidade das tintas, pois têm a função de promover a resistência ao ataque químico, abrasão, bem como dar proteção UV e reduzir a concentração de pigmentos. Também têm a função de atuar como extensor de titânio, aumentar a capacidade de cobertura e de resistência à lavabilidade. Ainda, reduzir a sedimentação, estabilizar as propriedades reológica e facilitar a dispersão, entre outras propriedades.
Entre os aditivos/cargas mineiras indicados para tintas mais comuns estão o Agalmatolito, Barita, Bentonita, Calcita, Carbonato de Cálcio Precipitado, Caulim, Diatomita, Dióxido de titânio, Dolomita, Mica, Óxido de Zinco, Quartzo, Sulfato De Bário e Talco. Essas são as matérias-primas mais ofertadas pelo mercado e que a Brasilminas conta em seu portfólio.
Em um mundo (e tempo) no qual é exigência – em todos os setores – a utilização de produtos naturais, os aditivos/cargas minerais são os aliados natural, por exemplo, da indústria química na produção de suas tintas. Na produção e no beneficiamento dos produtos. Mas isso não foi fácil de ser mudado, mas mudou.
Há pouco mais de dez anos (quando o termo sustentabilidade e a preocupação com a saúde e o meio ambiente ainda apenas estavam no campo das ideias na maioria dos setores produtivos), fabricantes de tinta não pensavam nos aditivos e até desconfiavam de sua eficácia e contribuição na formulação e fabricação de seus produtos. Aditivos/cargas minerais não eram matéria-prima essencial. Isso foi mudando (ainda bem).
Com a descoberta das vantagens e propriedades dos aditivos minerais na fabricação de tintas, esse insumo, dentre os muitos que a indústria química usa, ainda é o mais acessível. Mais natural, é visto como um produto de baixo custo e alto rendimento. No portfólio da Brasilminas é possível encontrar os principais aditivos/cargas minerais do mercado, como Talco, Dolomita, Caulim Calcinado, Carbonato De Cálcio Precipitado, Sulfato de Bário e Mica, entre outras já mencionados anteriormente. Mais, a Brasilminas também oferece serviços nesse segmento, como moagem, micronização, blendas, misturas etc.
Consulte nossa área especial para o segmento de tintas: brasilminas.net/tintas
Deixe seu comentário