Óxido de magnésio consiste em um produto de origem natural que é obtido por meio da calcinação do carbonato de magnésio (magnesita). Composto por magnésio e oxigênio, ele apresenta alta concentração e reatividade, sendo aplicado em diferentes segmentos.

Em quais segmentos o óxido de magnésio é aplicado?

O óxido de magnésio é amplamente utilizado em diversas atividades econômicas. Este elemento contribui para a elaboração de produtos essenciais presentes no nosso dia a dia. Vejamos as principais áreas nas quais este óxido é utilizado.

Alimentação e agronegócio

O óxido de magnésio é indispensável para oferecer suplementação alimentar aos animais. Devido ao maior nível de biodisponibilidade deste produto, ele está presente nos sais minerais fornecidos para o gado de leite e de corte. Este óxido também é empregado na fabricação de suplementos para suínos, aves e equinos.

Na agricultura, o magnésio é um dos elementos fundamentais para favorecer o desenvolvimento da lavoura. Ele atua principalmente na fotossíntese, fazendo que a planta consiga aproveitar ao máximo a luz solar. Este processo é essencial para que os vegetais cresçam bem nutridos e proporcionem os melhores resultados para a colheita.

Farmacêutico

No segmento farmacêutico, o óxido de magnésio é necessário em diferentes situações. Ele é empregado na produção de suplementos minerais e multivitamínicos disponibilizados em formato de cápsulas e comprimidos. Tais suplementos são necessários quando o corpo humano apresenta certas carências nutricionais que não podem ser solucionadas exclusivamente pela alimentação.

Outro uso desse produto é na elaboração de medicamentos que aliviam a acidez estomacal (antiácidos). Além disso, este óxido é utilizado na fórmula de laxantes que são ministrados antes da realização de procedimentos cirúrgicos.

Papel

O óxido de magnésio atua como um excelente reagente para a digestão da madeira. Utilizado juntamente com o bissulfito de magnésio, ele funciona como um substituto do bissulfito de cálcio, proporcionando melhor desempenho. Os principais benefícios desse óxido quando se comparado ao cálcio são:

  • Prevenção de problemas associados à incrustação. Isso acontece porque o magnésio apresenta maior solubilidade se comparado ao cálcio;
  • Economia de vapor;
  • Realizar o processo industrial com um pH maior. Isso facilita a formação de polpas de celulose mais resistentes;
  • Redução quanto às perdas de dióxido de enxofre, fator que reduz as taxas de poluição do ar;
  • Maior temperatura de digestão sem acarretar risco de “queima de celulose”.

Borracha

Com relação às vantagens proporcionadas na elaboração de borrachas, o óxido de magnésio é empregado como agente de cura em formulações de borrachas halogenadas. Os principais compostos de borracha que levam este óxido são:

  • Policloropreno;
  • Fluorelastômeros;
  • Halobutil;
  • Polietileno Clorossulfonado;
  • Policloro Hydrin;
  • Acrilonitrilo Butadieno Hidrogenado.

No caso de borrachas como flourelastômeros, o óxido de magnésio desempenha duas funções básicas:

  • Atua como receptador de fluoreto de hidrogênio;
  • Age como receptor de subprodutos de fluoretos no decorrer do processo de cura e pós reticulação.

Vidros

A elaboração do vidro, um dos materiais mais utilizados em diferentes produtos, leva diversos itens em sua composição. Um deles é o óxido de magnésio. A função desse aditivo mineral é oferecer alta capacidade para suportar mudanças bruscas na temperatura.

Óxido de magnésio contribui para a sustentabilidade

Cada vez mais indústrias atuantes em diversos segmentos estão preocupadas em desenvolver produtos e processos mais sustentáveis. A escolha da matéria-prima e demais elementos envolvidos na fabricação é uma etapa essencial para preservar os recursos naturais.

Um dos maiores benefícios do óxido de magnésio é que ele substitui a cal ao atuar como agente neutralizante de efluentes ácidos em diversos processos químicos. O óxido de magnésio não produz resíduo sólido, pois os sais de magnésio oferecem maior solubilidade em comparação com os sais de cálcio.

Outra vantagem considerável quanto ao uso do óxido de magnésio é a relação custo-benefício. Ao oferecer alto desempenho em diferentes processos produtivos industriais, ele contribui para uma gestão mais eficiente dos recursos financeiros.

Conheça o óxido de magnésio da Brasilminas

Além de saber quais são as aplicações do óxido de magnésio para diversos segmentos, é preciso contar com a melhor qualidade deste aditivo mineral. Há mais de 70 anos oferecendo soluções que favorecem a produtividade em indústrias de todo Brasil, a Brasilminas tem experiência consolidada no mercado.

Pelo fato de os negócios se transformarem com rapidez, é necessário inovar constantemente para oferecer o que existe de melhor aos nossos clientes. Essa é nossa missão.

Entre em contato com nossa equipe. Explicaremos detalhes sobre como o óxido de magnésio e outros aditivos minerais contribuem para aumentar a eficácia dos processos produtivos na sua empresa.