Do solo para o solo, como os aditivos minerais podem ajudar na fertilização agrícola

 

A agricultura é um campo aberto para o uso dos minerais. De modo geral, esse recurso natural pode ser usado no antes, durante e depois da produção. Um dos primeiros processos que podem contar com os aditivos minerais é o da fertilização do solo. Os fertilizantes são um dos principais insumos para o setor. Os minerais, tais como ardósia, argila, agalmatolito, bentonita, calcário, caulim, calcita carbonatos precipitados, carbonato de magnésio, dolomita, hidróxido de magnésio, hidróxido de cálcio, óxido de magnésio, talco etc., são cada vez mais usados para esse fim. Eles têm vantagens e resultados altamente benéficos. É o caso dos nossos minerais inorgânicos, no segmento do agronegócio, usados como fonte de macro e micronutrientes para auxiliar e acelerar o crescimento de plantas.

Uma das propriedades dos fertilizantes minerais é a rápida absorção pelas plantas, reduzindo os danos ao meio ambiente. Aditivos minerais possuem elementos essenciais para desenvolver lavouras inteiras – sejam elas quais forem. De adubos minerais para prover a terra de nutrientes essenciais ao crescimento das plantas, a selantes para proteção de frutos contra os efeitos do sol, os minerais têm ampla e vantajosa utilização.

Fertilizantes de base mineral, os chamados inorgânicos, são aqueles constituídos apenas por nitrogênio, fósforo e potássio, de rápida absorção. Passam por processos que retiram suas impurezas naturais, visto que são provenientes do petróleo, rochas e fontes orgânicas, entre outras – o que explica a necessidade desse enriquecimento. Como são absorvidos mais rapidamente pelas plantas, requerem esses cuidados para não danificar folhas e raízes, além do acúmulo de sais no solo. Mas é bom que se ressalte que não causam riscos à saúde – o que é um grande diferencial e uma vantagem. Outra vantagem é com relação ao preço, normalmente mais baratos que os de origem química.

Enfim, se a questão é encontrar a melhor solução mineral para seu negócio, o melhor caminho para uma fertilização sustentável e sem agressões, penso no mineral. Se a procura é por fontes de minerais inorgânicos não metálicos como recurso de macro e micronutrientes, como agalmatolito, carbonatos, óxido de magnésio, hidróxido de magnésio, óxido de zinco, entre outros, em diversas granulometrias, este é o caminho.

A BrasilMinas tem em seu portfólio de produtos o que de melhor a natureza criou para seu negócio. Se a procura foi também por tradição, inovação e conhecimento, a BrasilMinas tem a experiência e a expertise que sua lavoura precisa. A inovação e o constante aperfeiçoamento nos permitem afirmar que possuímos os minerais inorgânicos não metálicos como fonte de macro e micronutrientes para o fertilizante que sua lavoura precisa. Consulte-nos.