A mica é o nome popular aplicado a um grupo de minerais que é constituído por silicato hidratado de alumínio, potássio, sódio, ferro, magnésio e algumas vezes pode conter lítio, consolidado no sistema cristalino monoclínico, possuindo diferentes composições químicas e propriedades físicas.

A flexibilidade desse mineral permite que ele seja usado em diversas aplicações industriais. Portanto, as principais características são: a flexibilidade, a baixa condutividade elétrica e térmica, resistência térmica a grandes mudanças de temperatura e sua separação em lâminas muito finas, esse processo pode ser chamado de clivagem fácil.

Já a mica flocada é o nome do processo de granulometria que a mica passa, pode ser de diversos tamanhos para ser usada e/ou distribuída. Da mesma forma que também pode ser micronizada e ultrafina.

Assim como muitos, a mica possui minerais que também fazem parte do grupo de filossilicatos. Mais de 30 deles são classificados como micas verdadeiras, micas frágeis e as de intercamadas deficientes. Então todos os minerais desse grupo são cristais monoclínicos e são muito semelhantes na composição química. Como falado anteriormente, por conta da sua flexibilidade a mica pode ser aplicada de diversas formas, oferecendo muitos benefícios.

Como aplicar a mica flocada?

A mica flocada pode ser usada em vários setores, potencializando a qualidade e entrega daquele material. Suas principais aplicações são: adesivos e selantes, artesanato, automotivo, borracha, cerâmica, cosmético, construção civil, domissanitário, elétrica, pigmento, plástico, primer, refratário, tinta, e muitos outros.

Mica

Vidros

Por conta de sua alta resistência térmica a temperaturas altas, a mica flocada é muito usada no lugar de vidros em fogões, aquecedores a querosene, vidros em janelas e também para separar condutores elétricos em cabeamento. Mas graças a sua resistência ao fogo e baixa condutividade térmica, a mica garante a integridade do circuito, evitando possíveis acidentes.

Capacitores

Por conta da sua altíssima rigidez dielétrica e estabilidade química, a mica é o material mais usado para a confecção de capacitores para a aplicação de rádio frequência.

Tintas e vernizes

A mica flocada é muito aplicada em tintas e vernizes com a finalidade de entregar uma cobertura melhor do produto. Em tintas anti-corrosivas, já é muito aplicada para formar um tipo de barreira. Assim, a mica flocada forma um tipo de película por camadas de sobreposição, aumentando ainda mais a resistência térmica e química dos produtos.

Pigmentação perolada

Nesse caso, a mica flocada é aplicada em um formato muito parecido como o apresentado acima. A mica é o produto principal na confecção de pigmentos perolados. Esses pigmentos perolados são muito aplicados em tintas automotivas, oferecendo um resultado incrível por conta se sua alta resistência térmica e exposição a altas temperaturas. Também é muito aplicada em tintas ou acabamentos decorativos.

Além dos casos apresentados acima a mica flocada, possui muitas outras aplicações, como:

  • Eletrodos controlando o arco e temperatura;
  • Adesivos e selantes para pisos anti-corrosivos e calefação de tanques;
  • Isolante em equipamentos de alta-tensão;
  • Usada na produção de polarizador;

Fornecedores de mica flocada

Há mais de 70 anos no mercado, a Brasilminas busca atender às necessidades de seus clientes com qualidade e inovação de seus produtos e serviços. Através destes anos aperfeiçoou-se para sempre atender os principais setores industriais.

Pensando nisso trabalhamos para oferecer os melhores produtos e serviços para nossos clientes. Entre em contato conosco e descubra qual o melhor produto para a sua empresa.