Os aditivos minerais são minerais inorgânicos não metálicos, que são transformados em diversas granulometrias e podem se adquiridos por um fornecedor de aditivos minerais, que fornece o modelo ideal.

Normalmente são aplicados em escala relativamente alta, em tintas, borrachas, plásticos, concretos, sabões e detergentes e outros produtos. Como já foi mostrado anteriormente, os aditivos minerais e a indústria química possuem uma relação muito próxima.

Os aditivos minerais são aplicados para potencializar as propriedades e o funcionamento de um produto determinado.

Uma das principais características que os aditivos minerais podem proporcionar aos produtos é aumentar sua resistência, ou seja, torná-los capazes de resistir a agentes mecânicos, físicos e químicos.

Para que servem os aditivos minerais?

Ao adquirir um produto, o consumidor espera que seja feito de um material resistente, e são os aditivos minerais que garantem essa potencialização das suas propriedades mecânicas.

Esses aditivos são muito aplicados em tintas, borrachas, plásticos, sabões e detergentes, mas você sabe qual é o resultado que isso proporciona? Veja abaixo:

Tintas

Os aditivos minerais garantem uma proteção ainda maior à tinta. Por serem inertes, esse material dá resistência às intempéries e diversos fatores que podem danificar as áreas que a tinta foi aplicada.

Nesses casos, os aditivos oferecem uma proteção extra e uma resistência maior aos locais que foram pintados. Essa aplicação é feita em automóveis para evitar principalmente a ferrugem, causada pela chuva, tempo úmido e maresia.

As cargas e aditivos minerais mais usados nas fórmulas de tinta são Talco, Agalmatolito, Barita, Bentonita, Calcita, Carbonato de Cálcio Precipitado, Caulim, Diatomita, Dióxido de Titânio, Dolomita, Mica, Óxido de Zinco, Quartzo, Silicato e Sulfato de Bário.

Borrachas

Os aditivos minerais podem proporcionar resultados diferentes na borracha. Cada aditivo possui suas características únicas, logo, o resultado varia de acordo com suas propriedades.

As cargas e aditivos minerais mais usados nas fórmulas de borrachas são Agalmatolito, barita, carbonato de cálcio, caulim, sílica precipitada e talco.

Os nossos aditivos minerais conferem algumas propriedades ao produto final, tais como: aumento da densidade, resistência ao desgaste e ao rasgo do material, melhora a flexibilidade, entre outros.

Plásticos

A relação do plástico com os aditivos minerais é recente, e pode se falar que existe há menos de 30 anos. Mas as cargas estão nas mais importantes família e conferem uma série de propriedades físicas e químicas ao produto final.

No plástico, os aditivos podem aumentar a resistência do material para os casos de forte impacto, proporcionar um melhor acabamento e até proporcionar cores e uma melhor aparência para o material.

As cargas minerais vieram para tornar os produtos plásticos cada vez menos nocivo à saúde do homem.

As cargas e aditivos minerais mais usados nas fórmulas de plásticos são caulim , talco, carbonato de cálcio , óxido de cálcio , d iatomita , dolomita , mica e sulfato de bário, entre outros.

Sabões e Detergentes

Os detergentes e sabões fazem parte da classe dos domissanitários, em que as substâncias pertencentes a esse grupo são destinadas à higienização, desinfecção domiciliar, seja em ambientes coletivos ou públicos.

Outros produtos que também podem receber essa classificação são os desinfetantes, sabões, detergentes, alvejantes, entre outros.

Assim como na aplicação em borracha, a aplicação no grupo dos domissanitários, cada aditivo possui uma característica única, logo, o resultado varia de acordo com suas propriedades.

As cargas e aditivos minerais mais usados nas fórmulas de sabões e detergentes são Agalmatolito , Calcita e Dolomita.

aditivo-mineral

Fornecedor de Aditivos Minerais

A vantagem do manuseio de aditivos minerais na fabricação e composição é que eles, os aditivos, são naturais e podem ser usados como matérias-primas que facilitam o manuseio por essa indústria.

Como a Brasilminas sempre defende, os aditivos minerais são: a natureza zelando a natureza. Ou seja, é a solução natural para que a natureza dê a sua melhor resposta.

A BrasilMinas tem em seu portfólio aditivos minerais como Agalmatolito, Argila, Barita, Bentonita, Cal hidratada, Calcita, Carbonato de Cálcio Precipitado, Caulim, Diatomita, Mica e outros, amplamente usados em diversos segmentos industriais.

Conheça o trabalho da BrasilMinas e entre em contato com os nossos profissionais!