Domissanitários: Parte da química que trata dos saneantes destinados à limpeza e higienização, entre outros usos, percebe nos aditivos minerais a melhora de performance dos seus produtos

A indústria química é um dos mais ricos setores produtivos da nossa economia – e mundial. Além dos setores que são diretos a ela, está praticamente em todos os segmentos produtivos, desenvolvendo produtos dos mais variados. Um desses setores da indústria é o de domissanitários. Ele é um dos que mais estão próximos do consumidor e a participação de aditivos minerais como matéria-prima é enorme, em razão da utilização direta na limpeza e no saneamento, seja residencial, comercial ou industrial. Se há um produto de limpeza em uso, ele tem, com certeza um aditivo mineral em sua composição.

Brasilminas e o Domissanitários

A Brasilminas conta em seu portfólio com aditivos destinados a esses produtos, como Agalmatolito, Calcita, Caulim, Diatomita, Hidróxido de Cálcio, Dolomita, Silica Precipitada, Quartzo, entre outros. Ainda, oferece processos que beneficiam esses produtos, como britagem, peneiramento, moagem, clasificação, aeroclassificação, mistura (blendas) e micronização, essenciais para a indústria química, especificamente de domissanitários.

A Brasilminas fornece aditivos minerais para fabricação dos saneantes domissanitários (nome mais correto para se referir a esses produtos), que são substâncias destinadas à higienização, desinfecção domiciliar, em ambientes coletivos ou públicos, ambientes hospitalares, centros cirúrgicos, em lugares de uso comum e no tratamento de água e de piscinas. Enfim, onde se precisar de uma boa limpeza e higienização.

Alguns exemplos desses produtos são os desinfetantes, repelentes, sabões em barra, sabões em pó, saponáceos (lava prataria), detergentes, inseticidas, raticidas, alvejantes, amaciantes de tecidos, ceras, limpa móveis, limpa vidros, polidores de sapatos, pasta desengraxante (pasta de mecânico), removedores, água sanitária e agentes de limpeza em geral.

Domissanitários

Dessa forma, pode-se afirmar, sem nenhum erro, que o setor de saneantes domissanitários atinge 100% dos municípios brasileiros. E assim, está em todos os lares e negócios que se possa imaginar. Afinal, limpar e higienizar um espaço é preocupação de todos. Portanto, pode-se também deduzir que os aditivos minerais são um dos maiores parceiros do setor.

Domissanitários e o Setor químico

O setor químico, por sua vez é um dos mais delicados com relação ao trato de seus produtos. Muitos dos quais, quando mal usados, podem provocar danos à saúde. A vantagem do manuseio de aditivos minerais na fabricação e composição é que eles, os aditivos, são naturais e podem ser usados como matérias-primas que facilitam o manuseio por essa indústria usa. Como a Brasilminas sempre defende, os aditivos minerais são a natureza zelando a natureza. Ou seja, são a solução natural para que a natureza dê sua melhor resposta.

Como falado, a indústria química tem grande penetração em outros setores quanto o químico. Assim, não há setor produtivo que não tenha ligação com ele. É uma das forças motrizes de nossa economia – e de diversos países.

Especificamente sobre produtos de limpeza ou saneantes domissanitários, o Brasil é o quarto maior mercado do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. Um estudo do instituto de pesquisa Euromonitor, o setor de produtos de limpeza movimentou cerca de US$ 5,8 bilhões no País, em 2015, e projeta alta aproximada de 40% em 2020, atingindo cerca de US$ 8,1 bilhões.

Uso de aditivos minerais

O uso de aditivos minerais pelo setor é relativamente recente, pouco mais de 30 anos. Contudo, a relação tem se estreitado. Pois, se não há setor de nossa economia que a indústria química não esteja, não há área dessa indústria que os aditivos minerais não sejam usados. São eles que dão o toque natural aos produtos químicos, notadamente os domissanitários.

A Euromonitor também projeta um acréscimo no consumo de domissanitários para os próximos anos, principalmente em produtos de limpeza. Assim, a tendência é que o setor usa cada vez mais aditivos minerais e isso faça com que a participação dessa matéria-prima seja ainda maior para a indústria química, especificamente para os saneantes domissanitários.