A diatomita consiste em um aditivo mineral amplamente utilizado nas indústrias e também nas atividades do agronegócio. Devido à sua composição, ela proporciona uma série de benefícios que contribuem para a produtividade, qualidade e redução dos custos em diversos segmentos.

Quais as características da diatomita?

Diatomita é classificada como uma rocha sedimentar. Ou seja, a formação dela acontece a partir do acúmulo de resíduos de outros tipos de rochas presentes na natureza. No caso da diatomita, ela é formada pelo acúmulo das carapaças de algas diatomáceas fossilizadas pelo depósito de sílica sobre a sua estrutura. Com relação às propriedades apresentadas por este mineral, elas são:

  • Estrutura interna porosa;
  • Alta capacidade de absorção;
  • Baixa densidade aparente;
  • Inércia química;
  • Alta abrasividade;
  • Efeito isolante;
  • Elevado índice de alvura.

Segmentos nos quais a diatomita é utilizada e vantagens oferecidas

As propriedades da diatomita fazem que este mineral seja utilizado em uma série de atividades industriais e também no setor de agronegócio. Estima-se que 60% da quantidade comercializada deste mineral seja empregada para auxiliar em processos de filtração. O percentual de 30% é destinado para carga funcional e o restante (10%), é destinado para funções de absorção, abrasivas e isolantes.

Dessa maneira, podemos definir os dois principais usos da diatomita em dois grupos: auxiliar de filtragem e carga funcional. Vamos ver como a aplicação desse mineral contribui para variados processos produtivos.

Auxiliar de filtragem

As propriedades estruturais deste aditivo mineral tornam a diatomita uma excelente opção para ser utilizada nos processos de filtragem. Este efeito é essencial para:

  • Purificação da água;
  • Clarificação de cervejas, vinhos, licores, uísques, refrigerantes e sucos de frutas;
  • Refino do açúcar;
  • Filtragem de produtos farmacêuticos (ex: xaropes);
  • Filtragem de ceras, óleos, lubrificantes, colas, resinas, adesivos, vernizes, laquês e outros tipos de óleos e produtos químicos.

A diatomita calcinada (o tipo mais comum utilizado), é aplicada para filtragens de alta ou baixa vazão. Um dos objetivos é proporcionar elevado rendimento e polimento ao produto filtrado.

O processo de filtragem a baixas vazões é mais frequente na indústria alimentícia e de bebidas. Já as filtragens com altas vazões são empregadas nos processos de itens como óleos, lubrificantes, ceras, óleos vegetais, soluções de sulfato de titânio etc. A principal diferença com relação à vazão da filtragem consiste na granulometria do material.

Carga funcional

Como carga funcional em processos industriais, a diatomita também é bastante utilizada em diferentes segmentos.  A combinação entre elevada capacidade de absorção, resistência a altas temperaturas e inércia química torna este mineral altamente eficaz nos seguintes segmentos:

Tintas

Nas empresas fabricantes de tintas, é comum a aplicação de diatomita como agente tixotrópico. Essa aplicação é realizada em tintas à base de polivinil acetato (PVA).

Papel

Nas indústrias deste setor, a diatomita contribui para controlar a cor no processo de fabricação de diversos tipos de papel. Este fator é determinante para aprimorar a qualidade e aparência do produto final.

Plásticos

A diatomita é empregada como agente antibloqueio para a elaboração de plásticos poliestireno (PE).

Cosméticos

A aplicação de carga funcional de diatomita também é frequente na indústria de cosméticos. Este uso é observável em maior escala na fabricação de produtos de beleza em geral e itens odontológicos, como por exemplo, cremes dentais.

Diatomita na indústria de abrasivos

Produtos abrasivos são compostos de substâncias naturais ou sintéticas. Eles são usados para a limpeza, desgaste ou polimento de outros materiais. A diatomina é um elemento comumente utilizado na indústria de abrasivos. Isso envolve a fabricação de polidores para pintura, vidros, metais e joias.

Agronegócio

No setor de agronegócio, o uso mais frequente da diatomita é como agente anti-empedrante para a elaboração de fertilizantes e pesticidas.

Conheça a diatomita e outros aditivos minerais oferecidos pela Brasilminas

Além de saber em quais situações a diatomita é utilizada, é preciso contar com a máxima qualidade deste produto. Há mais de 70 anos oferecendo soluções que favorecem a produtividade em indústrias de todo Brasil, a Brasilminas tem experiência consolidada no mercado.

Diatomita

Os negócios se transformam com rapidez. Portanto, investimos na inovação de forma constante. Nossa missão é oferecer o que há de melhor de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.

Para facilitar ainda mais as etapas do processo produtivo nas empresas, além da diatomita e demais aditivos minerais, disponibilizamos serviços de aprimoramento quanto ao fornecimento desses produtos. Estes serviços são:

Entre em contato com nossa equipe. Explicaremos detalhes sobre como a diatomita e outros aditivos minerais contribuem para aumentar a eficácia dos processos produtivos na sua empresa.