Produtos de origem mineral tiram o estigma de vilão dos defensivos
O uso de defensivos agrícolas é totalmente inerente à atividade agrícola. A natureza é incerta e o homem sempre procurou melhorar a produção com o uso desses produtos como recurso de defesa e de melhoria de suas produções. Há registros de que os sumérios já utilizavam o enxofre no combate a insetos, isso em 2500 a.C. O passado pode até condenar, mas foi-se o tempo em que os defensivos eram um real perigo para a saúde humana, ambiental e animal. O tempo e o estigma do uso dos defensivos na agricultura é, isso mesmo, coisa do passado. O nome já diz qual o objetivo desses produtos: defender as lavouras de danos causados por fenômenos climáticos e pragas prejudiciais ao ciclo de uma cultura.
Os defensivos agrícolas, bem utilizados, podem trazer – e trazem – muitos benefícios às safras, às plantas, aos animais, às pessoas e á economia. Um dos recursos que fez com que essa imagem fosse se modificando foi a massificação do uso de defensivos de origem mineral. O salto de tempo é enorme, se levarmos em conta os sumérios (!), pois foi somente no século 20 que surgiram os primeiros defensivos minerais e que tiveram origem em uma teoria. O químico e inventor alemão Justus von Liebig, um dos fundadores da química orgânica, defendia que as plantas se nutriam por meio de minerais fornecidos pelo solo. Daí a dica!!!
A preocupação com o meio ambiente e com a saúde e qualidade de vida dos seres vivos fez com que fossem desenvolvidos defensivos agrícolas mais eficientes e que não contaminassem nem a cultura, nem quem os usasse. Assim são os produtos minerais, que são classificados como minerais inorgânicos e não metálicos. A Brasilminas tem, entre os produtos que trabalha, diversos minerais utilizados nos defensivos agrícolas, tais como: ardósia, argila, agalmatolito, bentonita, caulim, carbonatos, talco e etc.
Os defensivos agrícolas são fundamentais na agricultura, no preparo da terra e no cuidado com as plantas e culturas, pois previnem perdas na produtividade e controlam os custos do negócio. Saber o que usar, como e quando é fundamental para a segurança e melhor resultado. Os defensivos de origem mineral são excelente opção para isso. Imagine se os sumérios já soubessem e pudessem usá-los?
Deixe seu comentário