A barita é um mineral natural composto por sulfato de bário, e possui uma pureza elevadíssima de cerca de 98%. Apesar do fato de que o bário é um elemento químico tóxico e um metal pesado, a barita industrial não é considerada tóxica por conta da sua alta insolubilidade. Para comprar barita industrial saiba que o bário não é encontrado na natureza em sua forma neutra, mas sim em minerais, na forma de sulfato ou na barita. Portanto, grande parte da barita é retirada de rochas sedimentares apresentando diversas impurezas, assim como quartzo, sulfeto, carbonatos e argila.

Dessa forma, a recuperação e o processamento da barita dependem muito da pureza do minério que foi extraído e também das propriedades nele contida. Se é necessário usar uma barita com altos índices de brilho e pureza, é preciso submetê-la a processos de flotação, clareamento com ácido sulfúrico e esmerilhamento úmido. Para saber mais sobre e onde comprar barita industrial continue lendo.

Para que serve barita industrial?

Por conta da sua densidade relativa, a barita industrial é muito útil em diversas aplicações industriais e comerciais. Por conta de flexibilidade a barita é considerada um dos minérios mais importantes do mundo estima-se que a demanda continuará aumentando. Atualmente os minerais como a barita e outros produtos como talco, carbonato de cálcio e outros, não possuem mais a característica de um redutor de custo, mas sim de minerais funcionais com propriedades definidas. Cerca de 90% da produção de barita é utilizada na fabricação de tintas e papel. Também pode ser usada para aumentar a densidade das lamas de perfuração dos poços de petróleo. Veja abaixo mais algumas das aplicações da barita.

  • Detergentes;
  • Adesivos;
  • Vernizes;
  • Tintas;
  • Cerâmica;
  • Revestimentos;
  • Plásticos;
  • Materiais de fricção;
  • Lama para perfuração de poços de petróleo;
  • Revestimentos isolantes.

Aplicação nas variações de tinta

Entre as aplicações da barita, a mais utilizada é no setor de tintas, e de todas as formas, seja decorativa, industrial, líquida, em , anticorrosivas e outras.

A principal finalidade da aplicação do mineral em tintas é para aumentar a densidade e ajudar na produção de tintas de alto brilho melhorando as propriedades das tintas industriais, têxteis e outros. Entre as aplicações pode ser feita de diversas formas, são elas:

  • Tintas imobiliárias – entrega uma cobertura úmida quando é aplicado em tintas a base d’água;
  • Tinta em pó – a barita funciona como uma excelente carga funcional na composição da tinta em pó, por conta da compatibilidade, peso específico, índice de brancura e as suas propriedades de dispersão;
  • Tintas de Impressão – quando a barita é aplicada causa uma notável melhora no desenvolvimento da cor dos pigmentos e auxilia na distribuição de pigmentos mais pesados. E também auxilia no alastramento da tinta;
  • Tintas de Emulsão – as partículas da barita quando aplicadas a tinta contribuem para a manutenção de alto brilho além de entregar um filme com dureza e suavidade;
  • Tingimento de madeira – o baixo índice de refração da barita para as tintas pode ajudar no controle da opacidade, além de oferecer uma baixa absorção de óleo e resistência química;
  • Tintas Base Alquídica – a baixa absorção de óleo e a resistência química de natureza inerte oferecem excelentes propriedades de fluxo nesse tipo de tinta;
  • Concentrado de pigmentos – a baixa presença de sais solúveis somado com a pequena concentração de óxido de ferro e o baixo teor de umidade são fatores excelentes para o uso em dispersões de pigmentos;
  • Tintas industriais – melhora a ação dos agentes anticorrosivos e a aderência ao substrato;
  • Tintas de acabamento – a brancura da barita e sua característica finíssima contribuem para oferecer um alto brilho nesse tipo de aplicação.

aditivo-mineral

Onde a barita é encontrada?

A barita pode ser encontrada em sua forma pura em Portugal, na povoação portuguesa, Segura, e no conselho de Idanha-a-Nova. E segundo dado de setembro de 2016 do Departamento Nacional de Produção Mineral, o Brasil possui 0,3% das reservas mundiais de baritas, e sua produção atinge 1% da produção mundial. Dessa forma, o estado da Bahia contribui com 95% da produção nacional.

Onde comprar barita industrial?

Muitas empresas que são fornecedoras de minerais e aditivos oferecem diversos produtos. Porém, é importante conhecer a procedência do serviço de tratamento do mesmo anteriormente. Para comprar barita industrial conheça qualidade dos produtos que aquela empresa normalmente oferece.

Além de procurar pela qualidade, procure pelo custo-benefício e a empresa que tenha a melhor oferta. Com mais de 70 anos no mercado a Brasilminas busca atender às necessidades de seus clientes com qualidade e inovação de seus produtos e serviços.

Através destes anos aperfeiçoou-se para sempre atender os principais setores industriais. Pensando nisso trabalhamos para oferecer os melhores produtos e serviços para nossos clientes. Entre em contato conosco e descubra qual o melhor produto para a sua empresa.