Caulim é um aditivo mineral utilizado em diferentes setores, desde atividades agrícolas a indústrias de diversos segmentos. Ou seja, além dos benefícios para o processo produtivo, ele se destaca por reduzir os custos de produção e aumentar a lucratividade.

O que é caulim?

O caulim consiste em um silicato de alumínio hidratado que tem a caulinita como principal mineral constituinte. Portanto, devido às propriedades deste mineral, ele é amplamente utilizado na produção de:

  • Cimentos;
  • Papel;
  • Borracha;
  • Tintas;
  • Plásticos;
  • Alimentos;
  • Rações;
  • Fármacos.

Uso do caulim na indústria de construção civil

Entre os setores que mais fazem uso do caulim, está a construção civil. Entretanto, este aditivo mineral vem sendo empregado na produção de materiais alternativos e de custo reduzido em comparação aos itens convencionais utilizados nos processos produtivos.

Porém, no setor de construção civil, o caulim tem sido usado como um substituto da areia em blocos de areia e cimento. Além disso, também apresenta excelentes resultados ao ser utilizado em blocos de concreto sem função estrutural. Dessa forma, as propriedades físico-mecânicas dos blocos que contém caulim cumprem as especificações das normas vigentes.

O caulim também apresenta excelentes resultados ao ser utilizado em blocos de concreto sem função estrutural. Assim, as propriedades físico-mecânicas dos blocos que contém caulim cumprem as especificações das normas vigentes.

Uso do caulim na indústria de tintas

Mas, um outro setor que o utiliza como recurso no processo produtivo é o de tintas. Inclusive, nos últimos anos, este é um dos setores que mais tem utilizado aditivos minerais no aprimoramento dos processos. Além disso, os benefícios oferecidos são:

  • Proporciona um acabamento superficial mais uniforme e boa cobertura para diferentes tipos de tintas;
  • Gera melhor aderência entre as partículas e o polímero;
  • Aumento da resistência à lavabilidade (ou teste de abrasão);
  • Maior flexibilidade;
  • Melhor resistência à sedimentação;
  • Maior estabilidade para tintas flexográficas, esmalte etc.

Uso do caulim na fabricação de borracha

As vantagens quanto ao uso do caulim se estendem para a fabricação de borracha, um item destinado à elaboração de diversos produtos. Então estes são os resultados:

Maciez e baixa abrasividade

A aplicação de caulim favorece a obtenção de níveis adequados de abrasividade e maciez para a borracha. Mas esta é uma condição essencial para garantir a flexibilidade necessária conforme exigências de cada produto final.

Aumento da resistência à pressão, atrito e desgaste

A qualidade da borracha depende em grande parte do nível de resistência. Esta é outra vantagem que o caulim oferece. Portanto, devido a esta propriedade, há maior resistência quanto a atritos, pressão e desgaste. Quando pensamos na fabricação de pneus, por exemplo, trata-se de uma questão essencial para garantir a segurança, qualidade, desempenho e durabilidade do produto.

Baixa condutividade elétrica e térmica

O caulim também atua no aumento da resistência térmica da borracha. Então, por conta da baixa condutividade elétrica e térmica, este aditivo mineral é muito usado na fabricação de borrachas termoplásticas. Dessa forma, esta vantagem quanto à resistência abrange também as borrachas isolantes que são empregadas no revestimento de fios e cabos de alta tensão. Ou seja, este benefício é outro dos fatores mais determinantes para a qualidade do produto final.

Queda dos custos de produção

A combinação de maior eficácia no processo produtivo com aumento da qualidade do produto gera excelentes resultados para as empresas. Além disso, o caulim proporciona ótimo custo-benefício, já que o valor deste aditivo mineral é bastante acessível se comparado a outros itens.

Estes benefícios permitem que a empresa consiga reduzir os custos de produção e atuar com preços mais competitivos no mercado. Portanto, isso significa o aumento da lucratividade e melhor posicionamento com relação aos concorrentes.

BUSCANDO FORNECEDOR DE CAULIM? CONTE COM A BRASILMINAS

Disponibilizamos o caulim em granulometria/malhas: 325, 400, 500 e 635. Portanto, para atender às necessidades quanto ao uso deste aditivo no processo produtivo, além de disponibilizarmos este produto, oferecemos os serviços de:

Além de saber sobre a importância do caulim na construção civil e outros setores da indústria, é preciso contar com a máxima qualidade e desempenho desse produto. Há mais de 70 anos oferecendo soluções que aumentam a produtividade em empresas de todo Brasil, a Brasilminas tem experiência consolidada no mercado.

Então, entre em contato com nossa equipe. Explicaremos detalhes sobre como o caulim e demais aditivos minerais contribuem para aumentar a eficácia dos processos produtivos na sua empresa. Portanto, garantir a qualidade e reduzir custos é fundamental para aumentar sua lucratividade.