A Calcita é um poderoso aditivo mineral, entre suas diversas qualidades, tem como objetivo principal melhorar a performance das tintas.

Melhorar a performance de um produto, uma atividade, um negócio ou uma empresa, é uma das grandes buscas em todos os setores, principalmente nos produtivos. Na indústria de tintas não é diferente. Para obter essa propriedade, há um aliado muito forte: os aditivos minerais. Mais especificamente, a Calcita.

A Brasilminas conta com a Calcita em seu portfólio e também oferece processos que beneficiam o produto. Além disso, alguns dos processos são essenciais para a indústria de tinta, como:

  • Britagem;
  • Peneiramento;
  • Moagem;
  • Classificação;
  • Aeroclassificação;
  • Mistura (blendas)
  • Micronização.

Calcita e suas principais aplicações no mercado

Geralmente branca ou incolor, pode apresentar diversas outras cores. Com dureza 3 na escala Mohs e peso específico 2,6 a 2,8 g/cm3.

Além do segmento de tintas, suas principais aplicações são nos segmentos de adesivos, agronegócio, artesanato, borracha, cerâmica, construção civil, cosmético, domissanitários, filtração, fundição, geoterapia, farmacêutica, impermeabilizante, papel, petróleo, plástico, química, refratários, siderurgia entre outros.

Usada na fabricação de tintas, texturas, vernizes, grafiatos e massa corrida, a Calcita tem como objetivo melhorar o produto final. Seu uso nas mais diversas superfícies antes da aplicação de tintas pode oferecer um melhor aproveitamento, com o menor custo possível.

Calcita e a indústria de tintas

Para a indústria de tintas e outras, um melhor desempenho é fundamental para um resultado de sucesso. O produto que consegue unir preço, qualidade e melhor performance é o que se destaca da concorrência. Ou seja, ter um produto, como a Calcita, que, além de dar essas propriedades, tem um custo menor que os demais aditivos (naturais e sintéticos) usados pela indústria é um ponto altamente positivo.

Por ser um aditivo mineral, a Calcita é uma das matérias-primas mais naturais que essa indústria usa. Então como a Brasilminas sempre defende, os aditivos minerais são a natureza zelando a natureza. Ou seja, são a solução natural para que a natureza dê sua melhor resposta.

A calcita (CaCO3) é o principal constituinte mineralógico dos calcários e mármores com elevada pureza. Por exemplo, o calcário, encontrado em todos os continentes, sendo extraído de pedreiras ou em depósitos seculares. Suas reservas são grandes e intermináveis. Mas, com o passar do tempo, empresas conscientes passaram a controlar e preservar essas jazidas.

Calcita

A Brasilminas conta em seu portfólio com essa matéria-prima, a Calcita, bem como outros aditivos minerais usados pela indústria de tintas, como Agalmatolito, Bentonita, Barita, Carbonato de Cálcio Precipitado, Caulim, Diatomita, Dióxido de Titânio, Dolomita, Mica, Óxido de Zinco, Quartzo e Talco.

Um orgulho para a Brasilminas é sua relação com o setor de tintas. A empresa obteve, na Pesquisa Qualidade para Fornecedor 2018, da revista Tintas e Vernizes, novamente o reconhecimento do setor como a segunda empresa mais lembrada na categoria Cargas Minerais para o segmento.

Fornecedor de Calcita

Há mais de 70 anos no mercado, a BrasilMinas busca atender às necessidades de seus clientes com qualidade e inovação de seus produtos e serviços. Através destes anos aperfeiçoou-se para sempre atender os principais setores industriais.

Possuímos uma vasta experiência nesse mercado e estamos prontos para te atender e recomendar nossas melhores opções de produtos. Possuímos um amplo portfólio e atendemos diversos setores. Esses são alguns dos aditivos que trabalhamos: Agalmatolito, Ardósia, Barita, Bentonita, Calcita, Calcita revestida, Caulim, Dolomita, Diatomita, Estearato de zinco, Hidróxido de cálcio, Mica flocada, Óxido de cálcio, Quartzo e Talco.

Portanto, pensando nisso trabalhamos para oferecer os melhores insumos brasileiros e serviços para nossos clientes. Entre em contato conosco e descubra qual a melhor opção para a sua empresa.