Assim como “agro é tudo”, mineral também é agro
Um dos campos de atuação dos ADITIVOS MINERAIS e que muitas pessoas não têm noção de seu uso, é na agricultura. Sim, o agronegócio é um dos campos (sem trocadilhos) que mais se beneficiam do uso dos minerais. Parece que não, mas esses elementos, verdadeiros insumos e matérias-primas para o setor, estão em produtos destinados à saúde e nutrição animal, defensivos agrícolas, fertilizantes, corretivos de solo, tratamentos da semente, silagem, entre outros. Enfim, quase se pode afirmar: se é agro, tem minerais.
Os aditivos minerais atuam na melhor performance de toda a cadeia. Saliente-se que o uso de minerais visa a dar condições para a produção de alimentos com mais qualidade. Outro ponto, os ADITIVOS MINERAIS proporcionam recursos essenciais ao desenvolvimento da atividade agrícola. A importância dos minerais para o solo é fundamental, pois esses elementos tornam produtivos solos ácidos e pobres em nutrientes. No uso dos ADITIVOS MINERAIS como fertilizante, a vantagem, além de econômica, é o menos impacto ambiental.
Os minerais podem ser considerados altamente flexíveis em se tratando de suas destinações, pois um mesmo produto pode ser usado, por exemplo, na preparação do solo (como corretivos e tratamento de sementes), como em diversas etapas de cultivo (defensivos e fertilizantes). Mais, também pode ir além, cuidando da saúde e da nutrição animal. É a natureza zelando a natureza. Quando se fala em variedade de elementos, aí a coisa cresce ainda mais, pois são produtos como argila, agalmatolito, atapulgita, bentonita, carbonatos de cálcio, caulim, diatomita, dolomita, hidróxido de cálcio, hidróxido de magnésio, óxido de cálcio, óxido de magnésio, óxido de zinco, pós secantes, sílica precipitada e talco, entre outros.
Não é de hoje que especialistas defendem o uso de minerais na agricultura e na pecuária, em razão do forte potencial do produto no desenvolvimento de uma agricultura ecologicamente sustentável. São recursos naturais nossos, o que, para a economia, é mais do que importante na geração de renda, além da diminuição da importação de insumos. Ou seja, não é só para o agronegócio, mas para toda a cadeia produtiva em torno dos minerais. Em uma época em que se fala em sustentabilidade, em não agredir a natureza, os minerais são a resposta da natureza para o homem, para que ele cuide bem do setor primeiro em nossa economia, o agronegócio. Sem e menor sombra de dúvida, pode-se afirmar que mineral é bom para o setor. É bom para o Brasil.
A BRASILMINAS tem em seu portifólio de produtos, todos os minerais utilizados como ADITIVOS MINERAIS no agronegócio.
Consulte-nos.
Deixe seu comentário