De cuidados com pele, passando pela beleza, chegando à saúde, os aditivos minerais estão presentes em uma infinidade de produtos cosméticos.

 Os aditivos minerais, como em muitos segmentos, têm relação direta e muito íntima com a indústria cosmética. Eles estão presentes na composição de uma infinidade de produtos de higiene e beleza, como: cremes, shampoos, batons, sabonetes, desodorantes, etc, dependendo da função e do que se quer de resultado. Hoje em dia, com o acesso à informação, as pessoas procuram conhecer muito bem cada ingrediente do produto de beleza e higiene pessoal que usa. Cada componente que faz parte do que estará comprando e utilizando para seu uso ou de outrem – benefícios e os efeitos que podem causar. Ou seja, preocupações com saúde, cuidados com a própria pele, e com o resultado dos aditivos minerais e cosméticos.

Os aditivos minerais, quando incorporados às formulações dos produtos de higiene pessoal e de beleza, aos cosméticos, servem para melhorar o uso e aplicabilidade desses produtos por quem fabrica e para o consumidor final. Os aditivos minerais são usados na elaboração ou potencialização dos cosméticos, para facilitar e auxiliar no processo de fabricação e no melhor manuseio, além de proporcionar maior qualidade tanto na produção, quanto no produto final. Também são benéficos terapeuticamente, pois ajudam na absorção de toxinas, regulação do PH, cobertura, absorção de UV, redução da oleosidade, elevação do grau de alvura, entre outras propriedades. Portanto, são muitas as aplicações e um mesmo aditivo mineral pode ser usado para mais de uma finalidade e resultado.

Aditivos Minerais e Cosméticos

A Brasilminas tem em seu portfólio, os principais aditivos minerais usados pelo segmento cosmético, como os aditivos minerais a seguir, usados pela indústria de cosméticos, em suas composições e usos:

Argila (Branca, creme, verde e rosa)

“O termo argila corresponde aos minerais que apresentam tamanho inferior a dois micrômetros (µm) em uma rocha” (Wikipédia). Silicato de alumínio hidratado, sendo os mais comuns os dos grupos da caulinita e montmorilonita. As argilas estão geralmente associadas com outros materiais/minerais, tais como: matéria orgânica, sais solúveis, quartzo, feldspato, carbonato e silicatos.

Está presente no setor de cosméticos, na formulação de máscaras faciais e é ideal na preparação de cremes, saches e pós aromatizados. Da mesma forma, quando aplicada sobre a pele, traz benefícios terapêuticos por absorver as toxinas, regular o PH da pele, reduzir a oleosidade além ativar a circulação. Acima de tudo, é muito utilizada até mesmo em seu estado in natura. Além disso, é apontada por especialistas como uma tendência mundial na estética facial, notadamente a argila brasileira.

Caulim

Caulim ou caulino é um minério composto de silicatos hidratados de alumínio, como a caulinita e a haloisita, e apresenta características especiais que permitem sua utilização na fabricação de papel, cerâmica, tintas etc. Apresenta plasticidade e resistência mecânica, a seco” (Wikipédia).

Silicato de alumínio hidratado cujo principal mineral constituinte é a caulinita, com coloração branca, bege, creme e rosa. Portanto, o caulim é usado na fabricação de loções, pós cosméticos, batons, sombras, sabonetes etc. Dessa forma, o uso desse aditivo mineral em produtos cosméticos garante, entre outros benefícios, hidratação, maciez, além de ter funções nutritivas e antienvelhecimento

Calcita

“Mineral com composição química CaCO3, com clivagem perfeita e romboédrica. Cristaliza em uma grande variedade de formas. Primeiramente, a calcita é fonte de cálcio e cal, sendo importante em instrumentos óticos (quando límpida e incolor). É o principal constituinte dos calcários e mármores, ocorrendo também em conchas, bem como cimento em rochas sedimentares e em carbonatos. Dessa forma, tem o cálcio como principal elemento formador. A calcita, ou calcite, é o mineral constituinte do calcário.

Normalmente nas grutas de calcário as estalagmites e estalactites são feitas de calcita” (Wikipédia). Geralmente branca ou incolor, a Calcita pode apresentar várias outras cores, com dureza 3 na escala Mohs e peso específico 2,6 a 2,8 g/cm3. Suas principais aplicações são nos segmentos de adesivos, agronegócio, artesanato, borracha, cerâmica, construção civil, cosmético, domissanitário, filtração, fundição, geoterapia, farmacêutica, impermeabilizante, papel, petróleo, plástico, química, refratários, siderurgia, tintas etc.

Na indústria de cosméticos é muito utilizada na fabricação de sabões, sabonetes, cremes e outros, elevado grau de alvura e baixíssimo custo.

Dolomita

“Um mineral de carbonato de cálcio e magnésio CaMg(CO3)2. Muito abundante na natureza na forma de rochas dolomíticas, utilizado como fonte de magnésio, sobretudo para a fabricação de materiais refratários. Na dolomita existe uma solução sólida entre o magnésio e o ferro. Sendo o extremo em ferro denominado siderite e o extremo em magnésio denominado magnesite” (Wikipédia). De coloração branca ou incolor, tem como principais beneficiários e usuários os segmentos adesivo, agronegócio, alimentício, artesanato, borracha, cerâmica, cosmético, domissanitário, filtração, farmacêutica, plástico, papel, tintas, vidro etc.

Além do setor de cosméticos, a Dolomita pode ser utilizada para melhora da saúde, em tratamentos para artrite, reumatismo, dor de cabeça e garganta, gastrite e náusea. Com aplicação semelhante a da calcita, difere-se por permitir um produto com maior teor de magnésio na composição. Boa para a pele e na reposição e absorção de nutrientes, é indicada para a saúde bucal e para o cabelo. Por outro lado, é utilizada como matéria-prima para fabricação de diversos produtos suplementares de cálcio e magnésio como shampoos, cremes, máscaras, dentifrícios, entre outros.

Fornecedor de aditivos minerais como cosméticos

A Brasilminas fornece aditivos minerais esterilizados, ou seja, aqueles produtos que passam por processo de esterilização e por controle microbiológico e bacteriológico. Portanto, o cliente também tem a liberdade de adquirir o produto no grau industrial (não esterilizados). Dessa forma, ele mesmo fica responsável por efetuar a esterilização em seu produto/formulação final.

Há mais de 70 anos no mercado, a Brasilminas busca atender as necessidades de seus clientes com qualidade e inovação de seus produtos e serviços. Através destes anos aperfeiçoou-se para sempre atender os principais setores. Certamente, é um grande fornecedor de aditivos minerais para construção civil atendendo os principais segmentos desse setor.

Pensando nisso trabalhamos para oferecer os melhores produtos e serviços para nossos clientes. Entre em contato conosco e descubra qual a melhor opção para a sua empresa.